quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Blog na Educação Básica

        Utilizar o blog com o viés educativo no Ensino fundamental constitui-se um desafio, mas também pode se tornar uma atividade prazerosa e contemporânea que surge a partir do contexto sócio-comunicativo-educacional vividos por jovens de variadas faixas etárias e classes sociais. Criar, entender e aprender a manusear nomes de usuários, senhas e e-mails até chegar na postagem propriamente dita são os primeiros passos para a confecção do blog. Este conjunto de ações incentiva a autonomia de raciocínio que “consiste em raciocinar de acordo com um conjunto próprio de normas. Em vez de aceitar automaticamente os valores formados dos outros, o 4 raciocínio os avalia antes. Além disso, o raciocínio autônomo leva em conta os outros tanto quanto a si próprio. Autonomia é auto-regulação” (BARRY, 1993,100).
       A criação de um blog educacional que acolhe os alunos, professores e pais está sendo uma das maneiras de promover a ação conjunta entre educandos e educadores quanto à utilização pedagógica dos recursos de Internet, mediando diversas áreas do conhecimento na Escola Municipal Profª Trindade Campelo.

       Neste blog Educacional encontramos um resumo de tudo o que acontece na escola, com educandos e educadores atividades de aprendizagem e experiências educativas, que muitas vezes recebem comentários de internautas de nossa cidade e de cidades ciclovizinhas havendo uma inteiração e conseqüentemente uma nova aprendizagem ampliam seus conceitos em relação à autoria - propriedade intelectual e a todo instante se fazem presentes, emitindo opiniões positivas e negativas acerca de acontecimentos do seu cotidiano escolar. Gerando outras discussões que podem ser observadas e, se necessário, moderadas pelos educadores de qualquer lugar que estejam bastando para isto ter um micro conectado a Internet.

       Socializar as suas experiências escolares através de um blog incide diretamente em dois alicerces: leitura de textos, imagens e a escrita. Escrever e ler são movimentos dialéticos que ocorrem num diário virtual.

     “Dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (FREIRE, 1999,11). O blog permite que o aluno esteja no centro da questão através da exposição de idéias, que é a maior força de expressão utilizada neste momento, em que o postar passa a requerer o conhecimento de uma língua. Quando o blog é pessoal, é comum comentar e ter retorno. É o que nós podemos chamar muitas vezes de diagnóstico, pois o complemento do relato é a leitura. Entretanto, em alguns momentos na esfera educativa, este comentário pode passar de construção processual a uma forma de controle e posteriores punições. O educando estando no centro da aprendizagem de maneira ativa, consciente e crítica poderá transcender a partir do momento em que ligar o conhecimento prévio ao que está sendo adquirido, ao mesmo tempo em que está sendo influenciado por outros usuários com diferentes comentários sobre a mesma temática, neste momento dá-se início a ruptura do papel do professor- hierarquizador- detentor, incitando a postura facilitadora e experiente, pois o conhecimento está sendo orientado pelo mediador, compartilhado e dependendo de todos, construído de maneira coletiva, passando por mutações até se chegar em um consenso.

Fotos: Usando a tecla  Print Screen.

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